terça-feira, 3 de outubro de 2017

Aberta oficialmente do Outubro Rosa 2017

Aberta oficialmente a programação do Outubro Rosa 2017 da Prefeitura do Rio Grande

      O Outubro Rosa 2017, da Prefeitura do Rio Grande, foi aberto oficialmente na tarde desta segunda-feira (2), no Salão Nobre da instituição. Este ano são parceiros da realização da Campanha em Rio Grande a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a AAPECAN de Rio Grande, o Partage Shopping, o Sesc Rio Grande, o CDL, a Acorrg  e a Liga Feminina do Combate ao Câncer.
      Compuseram a mesa de abertura do Outubro Rosa a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Maria de Lourdes Lose, o vice-prefeito de Rio Grande Renato Gomes (representando o prefeito Lindenmeyer), a secretária de Cidadania e Assistência Social, Maria Cristina Juliano, Sara Guterres, representando a Secretaria de Município da Saúde (SMS) e a chefe do Gabinete de Projetos Especiais, Darlene Torrada.
       Na realização desta edição do Outubro Rosa, Maria de Lourdes pontuou o caráter de aproximação com os movimentos sociais que a Campanha precisa ter. “É com bastante empenho que este Outubro Rosa está sendo realizado este ano, ano do aniversário de 280 anos da nossa cidade; contamos com a firmação de várias parcerias para elaborar esta programação. Não podemos perder de vista que a aproximação com os movimentos sociais é de extrema importância para fortalecer cada vez mais esta Campanha, de incutir de uma vez na mentalidade de todos a prevenção ao câncer de mama", enfatizou.
         Na programação do Outubro Rosa deste ano, a disponibilização de exames de Coleta Citopatológica gratuitos serão realizados em parceria com o Hospital Universitário da FURG. As servidoras e população interessada deve procurar o HU para o agendamento de exames.
O vice-prefeito Renatinho também enfatizou a importância da procura por exames preventivos nas unidades básicas de Saúde do Município. “Nós sabemos que o câncer de mama não acomete só as mulheres, mas os homens também. Todos aqueles que estão no grupo de risco devem procurar as unidades básicas dos seus bairros para a realização de consulta e exames periódicos”, pediu
           Na oportunidade, Renatinho lembrou que existe no Município uma lei da sua autoria, que institui uma Semana Municipal de Prevenção e Luta Contra o Câncer, no mês de abril. O vice comunicou que solicitará a transferência da Semana exatamente para o mês de outubro, para que seja unificada à programação do Outubro Rosa.
           Após a abertura da Campanha, teve início do local II Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho, realizada pelo Núcleo de Segurança do Trabalho da Prefeitura do Rio Grande.
           A tarde da programação do Outubro Rosa desta segunda-feira contará ainda com uma “Tarde da Beleza” no CRAS Zona Portuária (Avenida Dom Pedro II, nº 318, Vila Militar) promovida pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) e Creche Mansão da Paz (Rua Almirante Barroso, 365). No Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande estará  acontecendo uma ação da Secretaria da Saúde (SMS) do Grupo Viver Mulher sobre ‘Planejamento Familiar”.
O mês de Outubro é o mês de intensificação das ações em todo o país. Porém, a luta contra o câncer de mama deve acontecer o ano inteiro. Visite seu médico, realize com frequência o exame de toque. A prevenção é sempre a sua melhor aliada. A programação completa segue em anexo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  TRANSFERÊNCIA DE DATA DO PROGRAMA DE SAÚDE PREVENTIVA TRIUNFO - RS TRANSFERIDO PARA DATA  AINDA NÃO MARCADA  Saudações a todos. Prezadas (...