sexta-feira, 31 de agosto de 2018

SETEMBRO - Vermelho: O nono mês do ano fica vermelho para ressaltar a importância de cuidarmos da saúde do coração.

Os diversos tipos de doenças relacionadas ao coração estão no topo do ranking ds problemas de saúde que mais matam no mundo


 Quando se alerta para a importância dos cuidados com o coração há um motivo muito sério por trás: Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo inteiro.
Somente no Brasil elas são responsáveis por mais de 300 mil mortes por ano, o que serve de alerta para quem não tem o hábito de fazer exames periódicos, conforme alerta o cardiologista Ronaldo de Assis Sobrinho. “Se for pensar bem, dá uma média de uma morte a cada dois minutos, números que assustam e justificam as inúmeras campanhas para que as pessoas cuidem melhor da saúde e do coração”.


Causas principais

O especialista destaca alguns fatores causadores das doenças cardiovasculares que não podem ser alterados. Entre eles, a predisposição genética. Mas, mesmo assim, são os maus hábitos que antecipam e agravam o adoecimento.
“Temos casos em que pessoas com histórico familiar desenvolveram tardiamente um problema cardíaco por manter hábitos de vida saudáveis, ao mesmo tempo em que outros não eram predispostos e adoeceram”, reforça Sobrinho.
Para o cardiologista, é muito fácil apontar entre brasileiros o que coloca uma pessoa em risco de desenvolver doenças cardiovasculares. “O já tão criticado sedentarismo, que leva ao sobrepeso e à obesidade, juntamente com uma alimentação rica em gordura saturada, é uma espécie de bomba relógio para o coração”, destaca. Sobrinho.
O médico lembra ainda que hipertensão, diabetes e tabagismo são outros vilões de quem se preocupa em não desenvolver doenças cardiovasculares.


As 10 doenças cardiovasculares mais comuns

Para ficar atento e evitar que as doenças cardiovasculares se agravem, e levem à morte súbita, é sempre importante um acompanhamento criteriosos. Principalmente para quem já tem casos na família. Veja a seguir as principais doenças cardiovasculares e como elas se manifestam: 

1) Angina.

Muitas pessoas não sabem, mas especialistas não consideram a angina como uma doença, mas sim um dos sinais de que algo não vai bem com o coração. Chamada de angina pectoris¸ trata-se de uma dor forte ou desconforto localizado bem no centro do peito. Normalmente surge junto com outros sintomas, como uma sensação de pressão, aperto ou queimação acima do tórax.
Em casos mais graves a dor pode também se espalhar para os braços, costas, pescoço ou mandíbulas. É causada pela interrupção parcial da passagem do sangue para o coração, impedindo que ele receba oxigênio e nutrientes suficientes para continuar funcionando normalmente.

2) Aneurisma da aorta abdominal.

Trata-se de uma dilatação preenchida com sangue localizada na parte da aorta que passa pelo abdômen. Há um grande risco de que, com o tempo, esta protuberância venha a enfraquecer, podendo se romper e levando a uma hemorragia interna. Na maioria dos casos não apresenta sintomas, sendo diagnosticada em exames de rotina.
Não há uma causa definida para esta doença cardiovascular, mas acredita-se que possa estar relacionada a uma fragilidade na parede da aorta, ou mesmo por uma obstrução das artérias (aterosclerose). O fator hereditário também não é afastado pelos especialistas.

3) Arritmia.

Pode ser definida como um distúrbio do batimento ou ritmo cardíaco, tendo como sintoma o batimento muito rápido (taquicardia), muito lento (bradicardia) ou mesmo irregular. Geralmente é causada por problemas no sistema elétrico de condução do coração, podendo ser motivadas por:

 4) Ataque cardíaco.

cardiomiopatia, artérias bloqueadas, hipertensão, diabetes, hipertireoidismo, fumo, alcoolismo, consumo exagerado de cafeína, uso de drogas em geral e estresse.

5) Ataque cardíaco (infarto agudo do miocárdio).

É provocado pela falta de sangue e oxigênio no músculo cardíaco, em função de uma obstrução da artéria coronária. Os principais sintomas são:
  • dor no peito;
  • sudorese;
  • falta de ar;
  • mal estar súbito.
Especialistas indicam que logo aos primeiros sinais de ataque cardíaco é importante levar o paciente imediatamente ao hospital, uma vez que o risco de morte vai aumentando em 10% a cada minuto. Até que o atendimento seja feito por profissionais, a massagem cardíaca pode ajudar a reduzir os danos.

6) Doença cardíaca congênita (cardiopatia congênita).

Trata-se de uma alteração na estrutura do coração presente desde o desenvolvimento do feto, ainda na gestação. Dados da American Heart Association indicam que este problema afeta cerca de 1 em cada 100 crianças.

7) Doença vascular periférica.

É um problema gerado pelo acúmulo de gordura nas artérias periféricas (braços, pernas), causando a redução ou mesmo obstrução do fluxo sanguíneo. Os principais sintomas são dores nos membros, dormência e queda de temperatura local.

8) Endocardite.

É também conhecida como infecção valvular, tratando-se de uma infecção no endocárdio (revestimento interno do coração). Na maioria dos casos é causada por bactérias (stafilococos aureus, enterococos, estreptococos viridans) ou germes que saem de outra parte do corpo e chega áreas já afetadas do coração por meio da corrente sanguínea.
Entre os principais sintomas estão febre e calafrios, fadiga, dor nos músculos e articulações, sudorese noturna, respiração curta, palidez e tosse persistente. Somente em casos raros a doença atinge pessoas com o coração saudável.  

8) Insuficiência cardíaca.

Também conhecida como insuficiência cardíaca congestiva, é quando o coração não possui mais força para fazer o bombeamento de sangue para o resto do corpo. Divide-se em dois tipos:
  • Sistólica§ nos casos em que o músculo cardíaco não consegue bombear ou ejetar o sangue para fora do coração!
  • Diastólica§ quando estes músculos ficam rígidos e não se enchem suficientemente de sangue!
Trata-se de uma doença que se desenvolve com o passar do tempo, sendo que apenas em alguns casos é possível que venha a surgir de maneira repentina. Pode afetar todo o músculo cardíaco ou apenas de um dos lados.

9) Miocardite.

Pode-se definir como a inflamação de um músculo do coração chamado de miocárdio, podendo ser causada principalmente por infecções por vírus, bactérias, protozoários ou fungos, uso de certos medicamentos, doenças autoimunes, consumo exagerado de álcool ou drogas.
Muitas vezes apresenta poucos ou mesmo nenhum sintoma. Entre as consequências da doença podemos citar a falência da bomba cardíaca (redução de sua capacidade de bombear sangue), além de causar arritmias cardíacas.

10) Tumores no coração.

É considerado tumor todo tipo de crescimento celular anormal, podendo ser benigno ou maligno (câncer). Quando sua origem é no próprio coração, chama-se primário ou primitivo, mas os deste tipo são bem raros. Os mais comuns são os denominados secundários, casos em que são originados da metástase de tumores malignos em outras partes do corpo e vão para o coração.
A maior parte dos tumores primários do coração são benignos (75%), enquanto os secundários são sempre malignos. Em muitos os tumores no coração não apresentam sintomas, podendo levar, em pouco tempo, ao surgimento de outras disfunções cardíacas fatais. Entre as quais, a insuficiência cardíaca súbita, caracterizada por arritmias cardíacas e queda brusca da pressão arterial.
“A instrução que podemos dar a todas as pessoas é: não deixem de fazer exames periódicos, principalmente aquelas pessoas que levam um estilo de vida menos saudável. Apesar de ser considerado o músculo mais forte do corpo, o coração pode estar sofrendo para manter a vida de quem o carrega”, conclui Sobrinho
Fonte
http://arevistadamulher.com.br/patologia/content/2406761-conheca-as-10-doencas-cardiovasculares-mais-comuns-e-cuide-se-melhor 

  TRANSFERÊNCIA DE DATA DO PROGRAMA DE SAÚDE PREVENTIVA TRIUNFO - RS TRANSFERIDO PARA DATA  AINDA NÃO MARCADA  Saudações a todos. Prezadas (...