quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Dez Passos para Parar de Fumar: Escolha a melhor alimentação

Coordenadora do Centro de Tratamento de Tabagismo do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), alguns alimentos podem interferir, atrapalhando ou ajudando a largar a dependência do cigarro. 

O cuidado com hábitos alimentares ajuda na tarefa de deixar o cigarro de lado. Segundo a médica pneumologista Cristina Cantarino, Coordenadora do Centro de Tratamento de Tabagismo do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), alguns alimentos podem interferir, atrapalhando ou ajudando a largar a dependência do cigarro. Dando continuidade à Série Dez Passos para Parar de Fumar, a médica fala à plataforma Saúde  Brasil sobre o oitavo passo.
"O fumante tem de prestar atenção nos mínimos detalhes para conseguir parar de fumar. Assim como ele reorganizou a mobília, por exemplo, para alterar aquele 'cantinho do cigarro' que o convidava a fumar, ele também tem pretar atenção no que come, pois isso pode ajudar significativamente", conta Cantarino. 
"Bebidas não alcoólicas geladas, por exemplo, servem bem em um 'kit de salvação'. Alguns se dão bem com frutas picadas ou picolés de baixa caloria cortados em cubos e gelo de água de coco", explica a pneumologista.
"Tenha sempre por perto cenoura crua cortada em palitinhos. Aipo e rabanete também podem ajudar. Mastigar cravos ou cristais de gengibre funciona para algumas pessoas e a água deve ser consumida por todos em grande quantidade. Pelo menos dois litros por dia", acrescenta. O ideal é o fumante observar quais são os alimentos ou bebidas que o levam ao cigarro, para evitar, assim como aqueles que na sua avaliação 'não combinam com o cigarro' - esses devem ser deixados sempre por perto. Esta avaliação é individual e varia entre os fumantes.
O café e o álcool são gatilhos e, na maioria dos casos, costumam levar à vontade de fumar. Evite-os. Faça uma substituição por suco de frutas, refrescos ou leite gelados, por exemplo. Na hora de fazer a substituição, escolha alimentos de sua preferência, que te tragam prazer, para que o processo não seja um sacrifício.
"O cigarro 'rouba', entre outras coisas, a Vitamina C e a imunidade. Portanto, escolha alimentos saudáveis como legumes crus e frutas. É hora de repor o que foi perdido e investir na saúde", finaliza Cantarino.
O tratamento do tabagismo é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ligue para o número 136 e se informe em quais Unidades Básicas de Saúde e Hospitais de seu município o tratamento está disponível. 

1. Tenha determinação 

2. Marque um dia para parar

3. Corte gatilhos do fumo

4. Escolha um método: abrupto ou gradual

5. Encontre substitutos saudáveis

6. Livre-se das lembranças do cigarro

7. Encontre apoio de amigos e familiares

8. Escolha a melhor alimentação

9. Procure apoio médico

10. Troque experiências em um grupo de apoio

Fonte:

http://saudebrasilportal.com.br/eu-quero-parar-de-fumar/destaques/1127-serie-dez-passos-para-parar-de-fumar-escolha-a-melhor-alimentacao

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

  TRANSFERÊNCIA DE DATA DO PROGRAMA DE SAÚDE PREVENTIVA TRIUNFO - RS TRANSFERIDO PARA DATA  AINDA NÃO MARCADA  Saudações a todos. Prezadas (...