quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Câncer de pele prevenção, diagnostico e tratamemto

 

O que é?

    O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente.

 

Tipos de Câncer 

 

    Existem vários tipos de câncer de pele e os principais são o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma maligno, além de outros tipos menos comuns como carcinoma de Merkel e os sarcomas de pele.

    Esses cânceres são causados pelo crescimento anormal e descontrolado de diferentes tipos de células que compõem as camadas da pele e podem ser divididos em categorias diferentes, que incluem:

    Câncer de pele não-melanoma: onde estão incluídos os carcinomas basocelular,  espinocelular ou carcinoma de Merkel, que geralmente são mais fáceis de tratar, apresentando grandes chances de cura;

·         ·  Câncer de pele melanoma: inclui apenas o melanoma maligno, que é o tipo mais perigoso e que tem chances de cura mais baixas, especialmente se identificado numa fase muito avançada;

·         ·  Sarcomas de pele: inclui o sarcoma de Kaposi e o dermatofibrosarcoma que podem aparecer em várias partes do corpo e necessitam de tratamento específico de acordo com o tipo.

 

    Quando surge um sinal suspeito na pele, que muda de cor, de formato ou aumenta de tamanho, deve consultar um dermatologista para verificar se existe malignidade e o que fazer em cada caso.

 

Como Identificar 

 

    Para identificar sinais que possam indicar o desenvolvimento de câncer na pele existe um exame, chamado de ABCD, que é feito a partir da observação das características de manchas e pintas, para verificar se existem sinais que possam corresponder a câncer. As 4 principais características que podem indicar que uma mancha é sinal de câncer de pele são:

·  A - Assimetria da lesão: se a metade da mancha é diferente da outra;

·  B - Borda irregular: quando o contorno do sinal, pinta ou mancha não é liso;

·  C - Cor: se o sinal, pinta ou mancha apresenta diferentes cores, como preto, marrom e vermelho;

·  D - Diâmetro: se o sinal, pinta ou mancha têm um diâmetro maior que 6 mm Estas características podem ser observadas em casa, e ajudam a identificar possíveis lesões de câncer na pele, mas o diagnóstico deve sempre ser feito por um médico. Assim, quando se tem alguma mancha, pinta ou sinal com estas características é recomendado marcar consulta no dermatologista. 

 


 1 Carcinoma basocelular

 


 2 Carcinoma espinocelular

 


 3 Carcinoma de Merkel

 


 4 Melanoma maligno

 


 5  Sarcomas de pele

 

Diagnostico  e Tratamento

    O paciente que encontrou um sinal suspeito de câncer de pele deve ir ao posto de saúde mais próximo da sua casa. Em caso de urgência, deve procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).  Após o atendimento e avaliação preliminar por um clínico-geral, o paciente será encaminhado a um Ambulatório de Especialidades. 

    O diagnóstico normalmente é feito pelo dermatologista ou cirurgião, por meio de exame clínico. Em algumas situações, é necessário o exame que permite visualizar algumas camadas da pele não vistas a olho nu. Alguns casos exigem um exame invasivo, que é a biópsia. 

    A cirurgia é o tratamento mais indicado. A radioterapia e a quimioterapia também podem ser utilizadas, dependendo do estágio da doença. Quando há metástase (o câncer já se espalhou para outros órgãos), o melanoma é tratado com novos medicamentos, que apresentam altas taxas de sucesso. 

 

Fonte:

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/cancer-da-pele/64/

https://www.tuasaude.com/tipos-de-cancer-de-pele/ 

https://www.tuasaude.com/sinais-de-cancer-de-pele/

https://www.inca.gov.br/noticias/cancer-de-pele-saiba-como-prevenir-diagnosticar-e-tratar 

 

  TRANSFERÊNCIA DE DATA DO PROGRAMA DE SAÚDE PREVENTIVA TRIUNFO - RS TRANSFERIDO PARA DATA  AINDA NÃO MARCADA  Saudações a todos. Prezadas (...