sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Anvisa autoriza registro de genérico contra câncer de próstata

Medicamento controla produção de hormônios sexuais, responsáveis pela evolução da doença


Os pacientes que enfrentam o câncer de próstata poderão contar com mais uma alternativa de tratamento: na próxima segunda-feira (20), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai liberar o registro de um medicamento genérico para tratar a doença.
O acetato de abiraterona é indicado para casos em que a doença já se espalhou e persiste. A indicação é que ele seja utilizado combinado com outros remédios, como o prednisona ou prednisolona.
Com a medida, os custos do tratamento devem ser reduzidos, já que os genéricos são cerca de 35% mais baratos.
A evolução da doença é impulsionada pela produção anormal de hormônios sexuais. Por isso, uma enzima presente no remédio inibe exatamente a produção desses hormônios para combater a doença.
Fonte:
http://www.brasil.gov.br/saude/2017/11/anvisa-autoriza-fabricacao-de-generico-contra-cancer-de-prostata 

Produção de soros para picada de cobras ganha novas regras

Medicamentos são fabricados com o plasma (sangue) de outros animais, processo muito distinto de outros produtos



 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) elaborou a primeira resolução a tratar especificamente da fabricação e registro de soros utilizados no tratamento de picadas de cobra e de escorpião, a RDC 187/2017.
Os medicamentos são fabricados com o plasma (sangue) de outros animais, processo muito distinto de outros produtos biológicos. Por isso, a Vigilância Sanitária elaborou regras específicas. Como há dificuldade de se elaborar estudos clínicos para os soros, a nova norma trouxe critérios mais flexíveis para comprovar a eficácia e segurança deles.
 Os soros hiperimunes mais conhecidos são o antiofídico, contra veneno de cobra, antirrábico, contra a raiva, e o antiescorpiano, contra picada de escorpião. O antídoto para o veneno de cobra é fabricado por meio da injeção do veneno em outro animal, como um cavalo, e coleta do sangue dele, que será processado e dará origem ao soro. 
Segundo a Anvisa, há 31 soros registrados atualmente no Brasil, elaborados por laboratórios públicos: Funed (MG), Instituto Butantan (SP), Instituto Vital Brasil (RJ) e o Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI-PR).
biológicos
Fonte:
http://www.brasil.gov.br/saude/2017/11/producao-de-soros-para-picada-de-cobras-ganha-novas-regras 

  TRANSFERÊNCIA DE DATA DO PROGRAMA DE SAÚDE PREVENTIVA TRIUNFO - RS TRANSFERIDO PARA DATA  AINDA NÃO MARCADA  Saudações a todos. Prezadas (...