segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Outubro Rosa alerta sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama

A abertura da campanha acontece nesta sexta-feira (29/09), na Praça do Ferreira, às 16h

A marcação do exame de tomografia pode ser solicitados nos postos de saúde

       “Fortaleza, Cidade Rosa, em busca de mais Cidadania e Saúde” será o lema da campanha de conscientização à detecção precoce do câncer de mama, promovida por movimentos sociais e organizações não governamentais, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. A abertura acontece nesta sexta-feira (29/09), na Praça do Ferreira, às 16h. Na ocasião, serão ofertados diversos serviços com o objetivo de alertar a população para o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres.

        A programação envolve ações durante todo o mês de outubro com passeio ciclístico (18/10), II Regata Rosa (22/10), Caminhada Rosa (22/10), I Corrida Rosa (29/10) e audiências públicas abordando a temática. Hospitais e postos de saúde se integram ao movimento e realizam um trabalho informativo e educativo sobre o assunto, além de serviços de prevenção e diagnóstico da doença.

       Para a gerente da Célula de Atenção à Saúde da Mulher, Léa Dias, o Outubro Rosa é um momento de sensibilização que pretende conscientizar o público feminino em relação à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença. “A Secretaria Municipal da Saúde está organizando uma programação especial com o objetivo de alertar as mulheres para os cuidados contra o câncer de mama. Quando diagnosticado precocemente, a chance de cura aumenta em até 95%, índice alcançado por meio do rastreamento pela mamografia”, informa.
 


        Participam das atividades o Movimento Outubro Rosa Ceará, o Instituto do Câncer do Ceará, Rede Mama, Instituto Avon, Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Ceará, Governo do Estado do Ceará, por meiodo Gabinete da Primeira-Dama e Secretaria da Saúde do Estado; e Prefeitura de Fortaleza, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e Secretaria Municipal da Saúde.

        O Outubro Rosa teve início na última década do século XX, quando o laço cor-de-rosa foi lançado por uma fundação norte-americana e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, há uma estimativa  de 57.960 novos casos de câncer de mama por ano. No Ceará, a expectativa é de 2.160 e, em Fortaleza, 860 casos, acarretando na morte de 35 mulheres por dia.
Fomte?
https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/outubro-rosa-alerta-sobre-a-importancia-da-deteccao-precoce-do-cancer-de-mama

  TRANSFERÊNCIA DE DATA DO PROGRAMA DE SAÚDE PREVENTIVA TRIUNFO - RS TRANSFERIDO PARA DATA  AINDA NÃO MARCADA  Saudações a todos. Prezadas (...