terça-feira, 3 de outubro de 2017

Mais de 45% dos profissionais do Mais Médicos são brasileiros

Na próxima segunda (9), mais 1.375 médicos brasileiros formados no exterior vão começar a trabalhar em 800 municípios 


Programa conta com 18.240 vagas em mais de 4 mil municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas

       Em menos de um ano, o número de brasileiros na equipe do programa Mais Médicos cresceu 44%. Atualmente, são 8.316 brasileiros no programa, o que representa 45,6% do total. A prioridade do Ministério da Saúde é ampliar a participação nacional, tornando a iniciativa mais independente e garantindo atendimento médico à população. 
        O dado foi divulgado nesta terça-feira (3), pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante a recepção de 1.375 profissionais brasileiros formados no exterior que aderiram ao último edital. “Este momento é importante para o Brasil e para os brasileiros. Estamos avançando e tenho certeza que vamos oferecer mais qualidade na saúde e na atenção básica com a participação desses novos profissionais no programa Mais Médicos”, ressaltou.
        Esses novos profissionais iniciam as atividades em Unidades Básicas de Saúde a partir da próxima segunda-feira (9) em cerca de 800 municípios de 25 estados e Distrito Federal, além de 8 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Juntos, eles devem cobrir uma região com 4,8 milhões de pessoas. Ao todo, foram 1.985 inscritos, mais de um candidato por vaga. Entre as regiões, o Sudeste foi o que recebeu o maior número de profissionais, foram 565 médicos para reposição. O Sul e o Nordeste vêm logo em seguida, com 329 e 296 intercambistas, respectivamente. 
Edital
        Esta é a segunda fase do edital. A primeira foi voltada exclusivamente aos médicos brasileiros formados no País. Desde novembro de 2016, o Ministério da Saúde está abrindo oportunidades para a substituição de médicos da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Foi feito um levantamento para ver quais cidades atendidas por profissionais cubanos poderiam atrair brasileiros. A expectativa é realizar quatro mil substituições em três anos, tornando a iniciativa mais autossuficiente. Até o momento, mais de 1 mil postos foram substituídos por brasileiros.
        Durante o mês de setembro, os novos médicos passaram pelo módulo de acolhimento realizado em Brasília (DF). Os profissionais participaram de oficinas educacionais sobre temas diversos, como legislação referente ao Sistema Único de Saúde (SUS), protocolos clínicos de atendimento do SUS, língua portuguesa e código de ética médica. Por fim, os intercambistas realizaram uma avaliação de conhecimento, necessária para a aprovação do profissional participante.   
        “A meta do Ministério da Saúde é fazer mais com o mesmo, mas melhor. E o melhor está nas mãos desses novos profissionais para termos melhores indicadores de saúde, diminuirmos a mortalidade materna e infantil, melhor pré-natal e acompanhamento do parto, melhor acompanhamento nas doenças transmissíveis, entre outros indicadores. Assim vamos mostrar que os profissionais estão aptos a fazerem da atenção básica a porta de entrada do SUS e de fazer a atenção básica brasileira ter a resolutividade de até 80% dos problemas”, afirmou o secretário executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi. 
Avanços 
        A atual gestão do Ministério da Saúde conseguiu avanços significativos para o Mais Médicos. Uma delas foi a renovação por mais três anos do programa. Além disso, a pasta conseguiu reajustar o valor da bolsa anualmente aos médicos participantes e concedeu, também, um acréscimo de 10% nos auxílios moradia e alimentação de profissionais alocados em distritos indígenas, que passou de R$ 2.500 mensais para R$ 2.750.
Fonte:
http://www.brasil.gov.br/saude/2017/10/mais-de-45-dos-profissionais-do-mais-medicos-sao-brasileiros

Aberta oficialmente do Outubro Rosa 2017

Aberta oficialmente a programação do Outubro Rosa 2017 da Prefeitura do Rio Grande

      O Outubro Rosa 2017, da Prefeitura do Rio Grande, foi aberto oficialmente na tarde desta segunda-feira (2), no Salão Nobre da instituição. Este ano são parceiros da realização da Campanha em Rio Grande a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a AAPECAN de Rio Grande, o Partage Shopping, o Sesc Rio Grande, o CDL, a Acorrg  e a Liga Feminina do Combate ao Câncer.
      Compuseram a mesa de abertura do Outubro Rosa a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Maria de Lourdes Lose, o vice-prefeito de Rio Grande Renato Gomes (representando o prefeito Lindenmeyer), a secretária de Cidadania e Assistência Social, Maria Cristina Juliano, Sara Guterres, representando a Secretaria de Município da Saúde (SMS) e a chefe do Gabinete de Projetos Especiais, Darlene Torrada.
       Na realização desta edição do Outubro Rosa, Maria de Lourdes pontuou o caráter de aproximação com os movimentos sociais que a Campanha precisa ter. “É com bastante empenho que este Outubro Rosa está sendo realizado este ano, ano do aniversário de 280 anos da nossa cidade; contamos com a firmação de várias parcerias para elaborar esta programação. Não podemos perder de vista que a aproximação com os movimentos sociais é de extrema importância para fortalecer cada vez mais esta Campanha, de incutir de uma vez na mentalidade de todos a prevenção ao câncer de mama", enfatizou.
         Na programação do Outubro Rosa deste ano, a disponibilização de exames de Coleta Citopatológica gratuitos serão realizados em parceria com o Hospital Universitário da FURG. As servidoras e população interessada deve procurar o HU para o agendamento de exames.
O vice-prefeito Renatinho também enfatizou a importância da procura por exames preventivos nas unidades básicas de Saúde do Município. “Nós sabemos que o câncer de mama não acomete só as mulheres, mas os homens também. Todos aqueles que estão no grupo de risco devem procurar as unidades básicas dos seus bairros para a realização de consulta e exames periódicos”, pediu
           Na oportunidade, Renatinho lembrou que existe no Município uma lei da sua autoria, que institui uma Semana Municipal de Prevenção e Luta Contra o Câncer, no mês de abril. O vice comunicou que solicitará a transferência da Semana exatamente para o mês de outubro, para que seja unificada à programação do Outubro Rosa.
           Após a abertura da Campanha, teve início do local II Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho, realizada pelo Núcleo de Segurança do Trabalho da Prefeitura do Rio Grande.
           A tarde da programação do Outubro Rosa desta segunda-feira contará ainda com uma “Tarde da Beleza” no CRAS Zona Portuária (Avenida Dom Pedro II, nº 318, Vila Militar) promovida pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) e Creche Mansão da Paz (Rua Almirante Barroso, 365). No Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande estará  acontecendo uma ação da Secretaria da Saúde (SMS) do Grupo Viver Mulher sobre ‘Planejamento Familiar”.
O mês de Outubro é o mês de intensificação das ações em todo o país. Porém, a luta contra o câncer de mama deve acontecer o ano inteiro. Visite seu médico, realize com frequência o exame de toque. A prevenção é sempre a sua melhor aliada. A programação completa segue em anexo.

 

  TRANSFERÊNCIA DE DATA DO PROGRAMA DE SAÚDE PREVENTIVA TRIUNFO - RS TRANSFERIDO PARA DATA  AINDA NÃO MARCADA  Saudações a todos. Prezadas (...