sábado, 16 de setembro de 2017

Neste sábado, 36 mil postos de saúde abrem para atualizar vacinação de crianças e adolescentes

       O Ministro Ricardo Barros participa do Dia D em Londrina (PR). Ministério da Saúde disponibilizou 13 vacinas para crianças até nove anos e oito para adolescentes de 10 a 15 anos.
       Atenção pais e responsáveis: sábado também é dia de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Cerca de 36 mil postos de saúde de todo país estarão de portas abertas e disponibilizarão, ao todo, 21 vacinas. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, participa da Mobilização Nacional do Dia D da Campanha de Multivacinação 2017, no Centro de Saúde Municipal Dr. José Guidugli, em Londrina, no Paraná. Neste ano, a campanha do Ministério convoca mais de 47 milhões de crianças menores de cinco anos, crianças de nove anos e também adolescentes de 10 a 15 anos incompletos, para atualizarem o calendário vacinal.
47 milhões de pessoas devem se vacinar
        
       O objetivo é proteger esse público contra doenças que ainda não estão eliminadas e, portanto, representam riscos para quem não estiver vacinado. Mais da metade (53%) desse público já deveriam ter sido estar com o seu calendário de vacinação completo. “A melhor maneira de prevenir doenças é se vacinar, então vamos aproveitar esse momento na campanha pata atualizar as cadernetas. Fora isso, todo dia é dia de vacina. E em breve vamos organizar um dia de vacina nas escolas”, enfatizou o ministro.
A mobilização nacional reúne cerca de 350 mil profissionais de saúde e 42 mil veículos. Além do envio de 143,9 milhões de doses de vacina de rotina, o Ministério da Saúde também distribuiu aos postos de saúde 14,8 milhões de doses extras de 15 vacinas para a campanha. A campanha publicitária deste ano traz o slogan “Todo mundo unido, fica mais protegido”.
         VACINAS - O Programa Nacional de Imunizações (PNI) distribui cerca de 300 milhões de imunobiológicos anualmente, dentre vacinas e soros, além de oferecer à população todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no Calendário Nacional de Vacinação. Nos últimos cinco anos, o orçamento do PNI cresceu mais de 140%, passando de R$ 1,2 bilhão, em 2010, para R$ 4,3 bilhões, em 2017.
Calendário de Vacinação da Criança
Calendário de Vacinação do Adolescente
BCG – ID
 Hepatite B
Hepatite B (mantida dose ao nascer)
dT  (Dupla tipo adulto)
Penta (DTP/Hib/Hep B)
Febre amarela
VIP (Vacina Inativada Poliomielite)
Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba) 
VOP (vacina oral contra pólio)
dTpa
VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano)
HPV
Vacina Pneumocócica 10 valente
Vacina meningocócica conjugada tipo C
Vacina febre amarela

Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba) 
DTP (tríplice bacteriana)
Vacina meningocócica conjugada  tipo C
Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela)
Hepatite A
Por Nivaldo Coelho, da Agência Saúde
Fonte:
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/29652-neste-sabado-36-mil-postos-de-saude-abrem-para-atualizar-vacinacao-de-criancas-e-adolescentes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  TRANSFERÊNCIA DE DATA DO PROGRAMA DE SAÚDE PREVENTIVA TRIUNFO - RS TRANSFERIDO PARA DATA  AINDA NÃO MARCADA  Saudações a todos. Prezadas (...